Ser cheio do Espírito Santo é ser cheio do poder de Deus. Podemos afirmar isso com base na promessa de Jesus em Lucas 24.49 e Atos 1.8:
Eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder (Lucas 24.49)
Mas recebereis a virtude(poder) do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em jerusalém como em toda a judéia e samaria e até os confins da terra. (Atos 1.8)
Para ser cheio do Espírito Santo é preciso ser batizado com o Espírito? Por que ser cheio do Espírito atesta que somos cristãos genuínos verdadeiros?
Vejamos:

A analogia com o batismo

Antes mesmo de Jesus iniciar Seu ministério terreno, João Batista anunciava a proximidade do Reino de Deus e pregava o arrependimento aos pecadores, batizando aqueles que desejavam perdão e uma nova vida, com base na lei de Deus. Assim, o batismo nas águas significa a morte para uma vida de pecado (representada pela imersão) e a ressurreição para uma vida de santidade (representada pela emersão). Por isso, o batismo foi adotado por jesus como uma ordenança a ser observada por sua igreja. (Mateus 28.19).
Contudo, como João Batista mesmo observou:
Ele batizava com água, para o arrependimento, mas aquele que viria após ele (Cristo) é mais poderoso e batizaria com o espírito Santo e com fogo (Mateus 3.11).
O fogo serve para purificar a pessoa, antes de o Espírito Santo ser derramado e revesti-la de poder.
Fazendo uma analogia com o batismo nas águas, poderiamos entender o batismo com o Espírito Santo como o controle de Deus sobre alguém, fazendo com que ele e suas virtudes sobressaiam na pessoa batizada com Espírito, e não mais as características pessoais e individuais delas, Assim, nela se cumpre exatamente aquilo que João Batista disse em relação a Cristo:
“É necessário que ele cresça e eu diminua” (João 3.30).

A Busca Voluntária Pelo Batismo

Por isso o batismo com o Espírito deve ser voluntariamente buscado por nós! Deus não é um tirano que impõe Seu domínio sobre nós, embora pudesse fazer isso, pois nos criou e é todo poderoso.
Precisamos crer na promessa de Jesus, buscar o batismo, consagrar-nos a Deus e desejar sermos controlados pelo Espírito. Daí a recomendação de Paulo: “Enchei-vos do Espírito”.
O verbo no imperativo – enchei-vos – indica que é uma ação que pode e deve ser feita por nós constantemente. É Deus que efetivamente nos batiza, mas somos nós que buscamos isso, cooperando com o Senhor para que seu Espírito tenha domínio sobre a nossa natureza carnal. Daí também a advertência de Paulo em Gálatas:
” Andai em Espírito e não cumprireis as concupiscências da carne” ( Gálatas 5.16)
Para que não cedamos a nossa carne, precisamos encher-nos do Espírito e andar segundo a orientação dele.
Além disso, sem este batismo, é mais difícil cumprir o ide de Jesus:
Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão (Marcos 16.15-18)
Por que? Porque quem faz a obra é Deus!
Precisamos estar revestidos do poder Dele para vencermos a nós mesmos, o mundo e o diabo, afim de testemunharmos com eficácia que Jesus salva, cura e liberta, bem como anunciarmos com graça e autoridade o evangelho de nosso Senhor.
Em Atos dos apostolos, há relatos interessantes sobre o efeito que causa quem era batizado com o Espírito Santo:
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra [de Pedro]; e naquele dia, agruparam-se quase três mil almas.E perseveraram na doutrina dos apóstolos, e na comunhão e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. Todos os que criam estavam juntos e tinham  tudo em comum. E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (Atos 2.41-44,46,47).
Tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. E os apóstolos davam com grande poder, testemunho da ressurreição do senhor Jesus, e em todos eles haviam abundante graça. (Atos 4.31,33)
Essas passagens biblicas demonstram que em todos os cristãos batizados com o Espírito Santo, havia abundante graça. Eles manifestavam  em sua vida a presença de Deus; Seu poder e amor.

A transbordante unção de Deus

É a transbordante união do Espírito Santo que despedaça todo jugo e move os fardos ( Isaías 10.27)
Foi pela unção do Espírito que Jesus curou os enfermos e expulsou demônios (Atos 10.38)
Por causa dessa unção, os espíritos malignos estremecem, pois são subjugados pelo poder do altíssimo. Quando ução começa a fluir todas as artimanhas e cadeias de satanás são destruídas. Todo o plano do inimigo contra a minha e a sua vida é frustrada. Afina, nosso Deus e seu poder continuam os mesmos, ontem, hoje e eternamente.
Claro, que quando falamos de unção, nos referimos a um entusiasmo que é comum sentirmos num momento específico de louvor, adoração ou oração. Referimo-nos a real presença do Espirito Santo em nossa oração e na igreja apresenta que nos contagia com uma paz inexplicável, um amor muito grande, uma alegria incondicional chama ardente que nos impulsiona a vencer no poder do Senhor os desafios que se interpõe em nossa caminhada.
Trata-se de uma unção que só pode ser vivida por aquele  que se entrega a liderança do Espírito Santo, pois Ele é a fonte desse poder. Sendo assim,não adianta dizer que é cheio do Espírito Santo e falar em linguas estranha o tempo todo, mas não ter um comportamento condizente ; não ter o fruto do Espírito em sua vida, o caráter de Deus.

Dons ou Frutos?

Precisamos desmistificar essa idéia, comum no meio pentecostal, de que a pessoa cheia do Espírito é aquela que apenas fala em línguas estranhas, profetiza e exibe outros dons espirituais, pois isso tem prejudicado o amadurecimento espiritual dos servos do Senhor. O problema é que há maior ênfase nos talentos e no poder pentecostal do que no caráter e no fruto que a pessoa produz. Contudo, ambos devem estar ligados.
Jesus advertiu que cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto ( Lucas 6.44). Então, não adianta afirmar que é cheio do espírito e falar em línguas estranhas dentro da igreja se fora dela a pessoa não dá bom testemunho; se ela maltrata os outros, passa cheques  sem fundo, mente, odeia, usa meios escusos para ganhar dinheiro e para ganhar patamares maiores; se é infiel a Deus e ao Seus mandamentos. O que vai atestar se uma pessoa é cheia do Espírito Santo é o caráter dela e seu fruto que produz! Então, não basta ter sido batizado com o Espírito Santo. è preciso cultivar a presença do Senhor em nós!

Cristãos autênticos versus cristãos equivocados

Quais são as evidências de que uma pessoa é cheia do Espírito Santo? Uma pessoa cheia do Espírito Santo ama sem esperar receber algo em troca; ama mesmo ue não seja amada, porque ela tem em sí o amor de Deus que a capacita para tal.
Tem gente que afirma ter sido batizado com o Espírito, mas não ama! Como pode? Para tais pessoas, é bom relembrar o que Paulo disse em 1 Coríntios 13.5:
O amor não busca os Seus interesses.
O Apóstolo sabia o significado deste amor na prática. Embora fosse incompreendido e criticado por alguns irmão, Paulo sustentou seu amor por eles:
Eu, de muita boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que amando-vos cada vez mais, seja menos amado (2 Coríntios 12.15).
Paulo também disse:
E a quem perdoardes alguma coisa também eu; porque o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por satanás (2 Coríntios 2.10).
Isto porque outra característica importante do cristão autêntico é saber perdoar sem restrições, em obediência ao que Deus ensinou (Mateus 18.21-23), advertindo que quem não perdoar não é perdoado pelo Pai (Mateus 6.14,15,34,35).
Quem não libera perdão não é perdoado e fca com uma ferida aberta, o que o inpedirá de aprofundar seu relacionamento com o Senhor e desfrutar as bençãos celestiais. Sem contar o desequilibrio emocional provocado quando alguém alimenta o rancor e a angústia.
Uma pessoa cheia do Espírito Santo ama e é perfeitamente de perdoar e compreender a vontade do criador. Ela nega a sí mesma e age com liberalidade, perdoando e esquecendo os agravos, pois sabe que, com o juízo com que julgar será julgada, e com a medida com que tiver medido, hão de medi-la (Mateus 7.2).
O cristão Cheio do Espírito Santo ama, perdoa, tolera, compreende, consola e anima os outros porque tem o caráter de Cristo e é alimentado e consolado por Seu amor. Além disso sabe e gosta de construir bons relacionamentos, compartilhar boas amizades e viver em paz com o próximo.
É exatamente por causa dessa virtude, o amor ágape, descrito em 1 Coríntios 13, que os filhos de deus agem com espontaneidade, generosidade e liberalidade, como os cristãos primitivos, que chegaram ao ponto de vender suas propriedades para ajudar os irmãos que padeciam necessidade,por causa da grande tribulação que se levantou no rpimeiro século contra a igreja (Atos 2.44,45), e como os cristãos macedônicos, que, mesmo sendo muito pobres, enviaram voluntariamente ofertas para ajudar os irmãos da judéia que padeciam fome (2 coríntios 9). Esses cristãos realmente demonstraram amar, ser cheios do Espírito Santo e viver de acordo com os ensinamentos de Jesus. Eles não deram o que estava sobrando. Dividiram o que possuíam e poderia fazer-lhes falta!
Infelizmente este tipo de amor está em falta hoje em dia. Afirmo isso porque alguns que se dizem cristãos, embora sejam abastados e bem sucedidos financeiramente, não fazem nada para ajudar os outros. Eles são egoístas e avarentos. Dão somente migalhas, sobras; o resto do seu tempo, de seus dons, de seu salário. São incapazes de voluntariamente doar uma cesta básica e ajudar um irmão que está desempregado e passando necessidades a pagar uma conta de luz. São incapazes de ir a um hospital visitar um enfermo, num gesto de solidariedade e altruismo. Se eles fossem, de fato, cheios do Espírito Santo, ajudariam aqueles que passam por problemas e necessidades e teriam prazer em compartilhar com outros o amor e as bençãos que Deus graciosamente derramou sobre sua vida.
No entanto, muitos cristãos não querem isso!
Vivem numa busca desenfreada por bens materiais e sucesso. Eles não se preocupam em edificar sua vida espiritual, em desenvolver uma comunhão maior com o Senhor, tampouco em compartilhar algo com o necessitado. Tais “cristãos” querem receber a benção, mas não o abençoador, querem a coroa sem passar pela cruz.
Eles são meros religiosos e estão equivocados quanto ao prop[osito da vida cristã, que é amar e servir  Deus e ao próximo! Precisam rever seus conceitos e valores pessoais. Precisam arrepender-se, buscar o perdão divino e encher-se do Espírito Santo de Deus. Só assim serão verdadeiramente cristãos, cumprirão seu chamado e receberão de Cristo o galardão que lhes foi proposto por Ele.
Lembre-se do que disse Jesus em Mateus 25.31-46:
E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Isso não é mera ilustração. Jesus estava falando sério quanto ao destino eterno de cada um. Não basta chamá-lo de Senhor. É preciso submeter-se a autiridade dele e cumprir a missão que nos designou. Para isso, só sendo cheios do Espírito de Deus!